Vitamina C – importância para a saúde e beleza

Por Farmácia Garrido
Vitamina C
outubro 15, 2021

A Vitamina C é um nutriente que desempenha papéis importantes no organismo, atuando como cofator em diversas reações. Possui potente ação antioxidante, atuando na neutralização de radicais livres, substâncias que podem gerar espécies reativas de oxigênio. Ao auxiliar na neutralização dessas substâncias, essa vitamina ajuda na proteção das células contra o estresse oxidativo e desacelera o envelhecimento sistêmico. Melhora as defesas do corpo contra infecções, facilita a absorção de ferro e estimula a síntese natural de colágeno, favorecendo a manutenção da pele e outros tecidos do corpo.

Ela estimula ainda as atividades de uma enzima específica de amidação, contribuindo para a produção de hormônios relacionados às emoções e ao humor.

Principais fontes

É possível encontrar a Vitamina C em diversas fontes alimentares. A quantidade adequada diária não é igual para todos, dependendo da faixa etária, gênero e algumas condições específicas:  crianças de 1 a 3 anos 15mg; de 4 a 8 anos 25mg; de 9 a 13 anos 45mg; meninas entre 14 e 19 anos 65mg; meninos entre 14 e 19 anos, mulheres adultas 75mg; homens adultos 90mg; gestantes 85mg e durante o pós-parto 120mg.

Confira algumas fontes que se destacam pela quantidade desse nutriente: acerola, pimentão amarelo cru, caju, kiwi, limão, brócolis cozido, batata doce cozida, abacaxi e repolho roxo refogado.

Vitamina C para o rosto

Além de seus diversos benefícios para a saúde, o nutriente também se destaca na rotina de skincare – a Vitamina C para o rosto, isto é, para uso tópico, é uma grande aliada da saúde e beleza da pele. Por contar com poderosa ação antioxidante, ela é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, clarear manchas, uniformizar o tom e conferir um aspecto radiante para a face. Não é à toa que o ativo é constantemente recomendado por dermatologistas para um cuidado diário e preventivo com a pele.

A vitamina C para o rosto pode ser encontrada em sua forma pura – ácido L-ascórbico, ou em formas derivadas. Atualmente, com o desenvolvimento da nanotecnologia, é possível a formulação de dermocosméticos com vitamina C nanoencapsulada, processo que ajuda a evitar a sua oxidação e contribui para melhores resultados.

Associações mais comuns

Confira as principais associações que podem ser feitas com esse nutriente, para uso tópico ou oral, e quais são suas indicações.

Aproveite para conferir os nossos destaques, e faça seus pedidos pelo whatsapp da Garrido.

Vitamina C e E

A Vitamina C por si só é capaz de promover muitos benefícios para a pele. Mas ela também pode ter seus poderes potencializados quando associada a outros ativos, como a Vitamina E – mais um poderoso antioxidante aliado da pele.

Vitamina C com Ácido Hialurônico

A Vitamina C com Ácido Hialurônico é uma outra combinação muito recomendada para aplicação na pele. Enquanto a primeira possui potente ação antioxidante, limitando a ação dos radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, o segundo é indispensável para a estrutura e organização da pele, além de ser essencial para a hidratação.

Vitamina C com Zinco

A combinação de Vitamina C e Zinco ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, melhorando as respostas do corpo contra infecções. O Zinco é um mineral essencial para a manutenção das funções imunológicas inatas e adaptativas, atuando na proliferação de células de defesa. Essa dupla pode ser consumida através da alimentação, e também com a ajuda de suplementos.

Que tal aproveitar para saber mais sobre o mineral Zinco? Acesse agora o nosso artigo – Fontes de Zinco e seus benefícios.

Fontes Consultadas: Tua Saúde | Minha Saúde Proteste | Veja Saúde | DermaClub