O que é ansiedade e como controlar

Por Farmácia Garrido
outubro 8, 2020

A ansiedade em excesso é um estado que leva à inquietação e agitação, de forma que o momento presente nem é notado ou aproveitado. Os pensamentos da pessoa ansiosa estão sempre voltados às incertezas e medos do futuro, o que interfere na saúde emocional e física. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, 18 milhões delas são brasileiras, sendo o Brasil o país apontado com maior índice de ansiosos.

Com a pandemia do novo coronavírus, alguns estudos ainda em revisão, mostram que os números de pessoas ansiosas e estressadas mais que dobraram.

Antes de mais nada, apesar de ser um termo muito popular, é importante entendermos melhor o que é ansiedade.

A ansiedade

Considerando o termo técnico, ansiedade é um fenômeno que inicialmente faz parte da natureza humana, visando a sobrevivência e estimulando a ação diante de uma situação que pode ser perigosa. Essa seria sua forma benéfica. No entanto, quando essa reação começa a ocorrer de forma inadequada como resposta nas mais diferentes circunstâncias, ela passa a ser prejudicial para a mente e para o corpo, provocando o efeito contrário, isto é, em vez de estimular a ação, ela a impede.

Como saber se a ansiedade já pode ser considerada um problema?

Tudo que interfere em nossa qualidade de vida e traz algum tipo de prejuízo ou sofrimento, precisa ser verificado. Nesses casos, é sempre importante buscar ajuda profissional. De um modo geral, se você fica um pouco preocupado e ansioso antes de uma avaliação importante ou uma apresentação em público, por exemplo, mas tudo acaba correndo bem, provavelmente a sua ansiedade seja natural. Por outro lado, se a ansiedade é tão intensa a ponto de impedir que você realize as atividades que precisa ou deseja, e interfere em seu desempenho, ela merece atenção. Nesses casos ela costuma ser intensa provocando sintomas como medos e preocupações exageradas, muita tensão, sensação constante de que algo ruim vai acontecer, pavor, entre outros.

Como controlar a ansiedade

Especialistas apontam que a ansiedade enquanto transtorno, pode ser tratada e controlada basicamente a partir de medicamentos, psicoterapia ou com a combinação de ambos, sendo esta a alternativa mais recomendada.

Algumas medidas ainda, são capazes de auxiliar no controle desses estados de agitação e até evitar que se tornem um problema maior.

Reduza a autocobrança

Cobrar-se constantemente e buscar a perfeição o tempo todo, são fatores que comprovadamente aumentam a ansiedade e também o estresse. Ao longo do dia muitas coisas podem sair conforme o esperado e planejado, mas outras talvez não, e está tudo bem! Aceite isso e tente levar a vida com mais leveza. Busque melhorar e evoluir, mas não se cobre excessivamente, e encare os desafios como experiências e aprendizados.

Medite

A meditação é uma técnica ancestral que favorece o aumento da concentração, calma e foco no presente. Estudos apontam que essa prática é uma grande aliada da saúde mental e física, contribuindo de forma satisfatória para a redução dos estados de agitação, como a ansiedade.  Busque se aprofundar sobre o assunto e comece a praticar.

Tenha momentos de prazer

O que você realmente gosta de fazer? Ler, maratonar séries, tocar algum instrumento? Seja o que for, é fundamental se presentear com esse carinho sempre que possível. Reservar um tempo para focar em um hobby pode ser extremamente terapêutico!

Cuidado com o consumo de informações

Estar informado é importante, mas atualmente recebemos uma enxurrada de informações, algumas até mesmo falsas, que podem colaborar para o aumento considerável dos estados de ansiedade. Escolha um momento do dia e uma fonte de confiança para se informar. Evite ficar o tempo todo se expondo aos noticiários e tome cuidado com as fake news.

Alternativas naturais que podem ajudar

Ervas naturais que podem ser consumidas em forma de chá, como a passiflora, valeriana, mulungu e melissa, são algumas alternativas que ajudam a reduzir os estados de agitação do sistema nervoso central, controlando a ansiedade e favorecendo a calma. A terapia floral também é uma excelente aliada de qualquer tratamento para a ansiedade, sendo adjuvante no aumento do equilíbrio emocional.

Como no corpo humano tudo é interligado, é importante que você mantenha um estilo de vida mais saudável de um modo geral, envolvendo uma alimentação balanceada, boas noites de sono e a prática regular de atividades físicas, medidas que também vão contribuir para o controle da ansiedade e aumento do bem-estar.

Fontes consultadas:
Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde. | Revista Exame; | Veja Saúde.