Insônia e ansiedade – causas e tratamentos naturais

Por Farmácia Garrido
Insônia
dezembro 9, 2021

A insônia é o distúrbio do sono mais comum, afetando um em cada três brasileiros, e, segundo a Associação Brasileira do Sono (ABSONO), o estilo de vida mais agitado da sociedade industrializada, a exposição constante à luz artificial (incluindo aparelhos eletrônicos) e as pressões econômicas atuais exercem influência negativa sobre a duração e qualidade do sono.

A insônia e a ansiedade frequentemente andam lado a lado e se manifestam de forma complementar – uma pessoa que sofre com ansiedade excessiva, provavelmente apresentará episódios de insônia, assim como quem sofre com insônia poderá se sentir ansioso com maior frequência ao longo do dia, tendo em vista a própria preocupação em não conseguir dormir e as alterações relacionadas à privação do sono. Quem não dorme bem normalmente se sente mais irritado, cansado e sonolento ao longo do dia.

O QUE É INSÔNIA

A insônia é caracterizada pela dificuldade em começar a dormir, manter-se dormindo ou despertar antes do horário desejado. De acordo com especialistas, os fatores psicológicos estão entre as principais causas (preocupações, estresse, ansiedade e depressão).

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Embora as causas psicológicas estejam no topo da lista, a insônia também pode estar relacionada com dores pelo corpo, uso de medicamentos, alterações hormonais (gravidez, menopausa), doenças respiratórias e doenças reumáticas.

Ao notar alterações persistentes no momento de descansar, é fundamental consultar seu médico de confiança para a avaliação do quadro e prescrição de um tratamento adequado.

TRATAMENTOS PARA INSÔNIA

Para tratar a insônia é fundamental adotar hábitos que favoreçam o adormecer no momento do descanso, como evitar estímulos luminosos antes de dormir (TV, celular, etc.), ter uma rotina bem definida para se deitar e despertar, praticar atividades físicas e apostar em um jantar leve.

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Além da mudança de hábitos, existem alternativas naturais que podem ajudar (e muito!) no aumento do relaxamento e qualidade do sono.

CALMANTES NATURAIS E SEUS BENEFÍCIOS

No caso da insônia associada à ansiedade, os calmantes naturais podem ser grandes aliados – os extratos fitoterápicos adequadamente regulamentados são seguros, e como é necessário a todo medicamento, passam por diversas pesquisas e comprovações de eficácia. Além disso, apresentam efeitos colaterais muito reduzidos, quando comparados aos remédios químicos como Diazepam ou Clonazepam.

Calmantes naturais são ótimas alternativas no controle dos estados de estresse, ansiedade, tensão, irritabilidade, nervosismo e insônia. A Passiflora (Passiflora incarnata) conhecida como flor do maracujá, por exemplo, é um extrato fitoterápico prescrito com frequência, facilmente encontrado, utilizado para ajudar no aumento da calma e da tranquilidade. Além desse, há outros extratos classificados como calmantes naturais e ansiolíticos, que ajudam nos casos de insônia, cientificamente testados. Saiba um pouco mais sobre esses extratos a seguir:

PASSIFLORA

A Passiflora é muito requisitada quando o assunto é aumentar a calma. Extraída das folhas e ramos do maracujá, ela é indicada na redução da ansiedade (ação ansiolítica natural), da tensão nervosa, com propriedades sedativas e adjuvantes nos casos de insônia.

MELISSA

Extraída da erva cidreira, rica em linalol e terpineol, elementos que auxiliam na modulação das desordens emocionais nervosas como a tensão, o estresse e a ansiedade, contribuindo para os estados de relaxamento, melhorando a qualidade do sono e reduzindo a compulsão alimentar associada à ansiedade.

VALERIANA

Planta rica em ácido valerênico e valeranona. Atua sobre o sistema nervoso central, promove ação sedativa suave, controla a tensão nervosa, a ansiedade e melhora o sono.

MULUNGU

Possui propriedades tranquilizantes naturais que favorecem a calma e o controle emocional. Pesquisas apontam que o extrato também pode auxiliar nos casos de depressão.

MAGNÓLIA

Possui ação ansiolítica, antiestresse, antioxidante e neuroprotetora, podendo ajudar também a limitar a progressão da doença de Alzheimer, além de ser adjuvante na sua prevenção.

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Apesar de serem alternativas naturais, iniciar o uso de um medicamento sempre requer cuidados – é importante consultar um profissional de saúde habilitado para verificar a necessidade do uso de um medicamento, e escolher uma farmácia de confiança para a manipulação do produto. Tome cuidado com propagandas milagrosas, de locais e produtos desconhecidos. Na hora da compra, especialistas alertam sobre a importância de se conferir no rótulo do produto o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que comprova a sua eficácia, qualidade e segurança.

Fontes consultadas: Associação Brasileira do Sono (ABSONO) | Hospital Sírio-Libanês | Instituto de Psiquiatria Paulista | Tua Saúde | Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal VivaBem