Extrato de Própolis – 5 benefícios e como usar

Por Farmácia Garrido
Extrato de Própolis
março 10, 2022

O Extrato de Própolis é um composto natural, produzido pelas abelhas a partir da coleta de resinas da vegetação, brotos, flores e plantas, para proteger a colmeia. As abelhas operárias (melíferas) utilizam esse preparado para vedar qualquer fresta da colmeia, o que auxilia na manutenção da sua temperatura, impede a entrada de vento e chuva, além de inibir a invasão e infestação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, ou seja, utilizando-se da própolis, as abelhas conseguem isolar esse ambiente interno, contribuindo para a sua sobrevivência.

Observando esses benefícios da própolis, o ser humano começou a utilizar o composto há séculos, no tratamento de feridas e até na conservação de corpos. Mais recentemente, há pouco mais de 20 anos atrás, a própolis foi notada pela ciência em resultado de um massivo uso popular do composto.

Aproveite para conferir os destaques da Farmácia Garrido.

O EXTRATO DE PRÓPOLIS – QUAL ESCOLHER?

A própolis normalmente é encontrada em extrato líquido, podendo ser marrom, verde ou vermelha.

O Extrato de Própolis Verde, em especial, foi alvo de um estudo pela Unicamp, conduzido junto à Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), pela pesquisadora Graciela Fujimoto. Nesse estudo, foram demonstrados os diferenciais da Própolis Verde – contém compostos fenólicos Artepelin C e Bacarina, substâncias bioativas capazes de ajudar no tratamento e prevenção de uma gama de doenças, e a autora do estudo ressalta que esses compostos específicos não são encontrados em outros tipos de própolis.

Esse estudo evidenciou o grande potencial do extrato de própolis verde em inibir o desenvolvimento de bactérias Gram-positivas (algumas resistentes inclusive a antibióticos), as quais são responsáveis por infecções hospitalares, mastite bovina, gastroenterite, listeriose e meningite. Esse tipo de própolis se destaca ainda por seu potencial antioxidante e antitumoral, de acordo com o estudo citado.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Confira a seguir, os 5 principais benefícios atribuídos ao Extrato de Própolis:

AJUDA NO FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Essa é a ação mais conhecida e valorizada do Extrato de Própolis, a qual ajuda na proteção do organismo contra vírus, bactérias e outros microrganismos, melhorando as respostas de defesa, auxiliando no tratamento de infecções de garganta, amigdalite e problemas respiratórios.

Você sabia que a Vitamina D também é muito importante para a imunidade? Acesse o nosso artigo sobre o assunto e saiba mais!

ACELERA A CICATRIZAÇÃO DE LESÕES

Estudos sugerem que o Extrato de Própolis acelera a cicatrização de feridas, impede o seu aumento e evita a ação de bactérias que levam à infecção do local, podendo ajudar nos casos de pequenas queimaduras, feridas cirúrgicas na boca e feridas em pés-diabéticos, por exemplo.

ATUA CONTRA A BACTÉRIA H. PYLORI

Por contar com ação antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória, o Extrato de Própolis tem sido uma alternativa no tratamento de infecções pela bactéria H. Pylori, auxiliando no alívio dos sintomas da gastrite e de úlceras pépticas.

AUXILIA NO TRATAMENTO DAS LESÕES PROVOCADAS PELA HERPES

O Extrato de Própolis pode ajudar a acelerar a remissão dos sintomas e a cicatrização das lesões causadas pela Herpes bucal e genital, com a aplicação de 3 a 4 vezes ao dia sobre o local afetado.

COLABORA NO TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE AFTAS

O consumo diário via oral do Extrato de Própolis pode ajudar a combater aftas e ainda prevenir que elas apareçam com frequência, além de reduzir a inflamação da gengiva, auxiliando nos casos de gengivite.

O EXTRATO DE PRÓPOLIS POSSUI AÇÃO ANTITUMORAL?

Alguns estudos têm sido realizados em relação à atividade antitumoral do extrato, auxiliar nos casos de câncer. De acordo com um estudo divulgado pela revista Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria, a Própolis Verde utilizada como adjuvante do tratamento de câncer pancreático (em estádio IV), ajudou na estabilização tumoral e atenuou os sintomas decorrentes do tratamento quimioterápico, favorecendo a melhora da qualidade de vida do paciente, abrindo portas para ensaios clínicos futuros. Para essa finalidade, especialistas apontam que é necessário levar em consideração a concentração de Artepelin C.

COMO USAR A PRÓPOLIS

Pode ser utilizada em forma líquida, por exemplo, tomando 10 gotas diluídas em água, ou em uma colher de sobremesa de mel, três vezes ao dia. No caso de gargarejos e bochechos, diluir 15 gotas em meio copo de água filtrada.

Também pode ser encontrada como componente de fórmulas em cápsulas, xaropes, cremes e pomadas. O uso é indicado no próprio produto e também deve ser orientado por um profissional de saúde habilitado.

Fontes consultadas: Fontes consultadas: Veja Saúde | Jornal da Unicamp | Global Med | Portal Nutrición Clínica y Dietética Hospitalaria | Tua Saúde