Como aumentar a imunidade – 5 dicas práticas

Por Farmácia Garrido
novembro 4, 2020

Diariamente estamos expostos a agentes que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, e a imunidade funciona como um escudo, buscando sempre nos proteger. O sistema imunológico é formado por barreiras físicas, fisiológicas e celulares, que quando identificam um invasor, criam uma resposta coordenada de defesa. Em outras palavras, é um sistema imunológico fortalecido que nos protege contra uma série de infecções por microrganismos nocivos, como gripes, resfriados e outras diversas.

Sinais de baixa imunidade

Um sistema imunológico enfraquecido, inicialmente pode provocar sintomas leves, mas que merecem atenção. Sabe aquele resfriado que não vai embora? Infecções constantes? Ou até mesmo aquela sensação de cansaço, como se faltasse ânimo para encarar os desafios diários? Esses são alguns sinais de que sua imunidade pode estar precisando de uma força, sendo importante buscar ajuda médica.

Imunidade mais fortalecida

Vários fatores estão associados a um sistema imunológico saudável, desde os hábitos alimentares, boas noites de sono e os cuidados com a saúde emocional. Abaixo listamos algumas dicas práticas que podem ajudar a aumentar a imunidade. Confira!

1 – Alimentos que são aliados da imunidade

A alimentação é primordial para o aumento da saúde e bom funcionamento do sistema imunológico. De um modo geral, invista em alimentos naturais e nutritivos, e evite os artificiais. Alguns alimentos ainda, se destacam quando o assunto é aumentar a imunidade: gengibre, que é rico em substâncias antioxidantes e antibacterianas; frutas cítricas, que são ótimas fontes de vitamina C; alho, rico em alicina; e cenoura, que contém betacaroteno. Esses são apenas alguns exemplos de fácil acesso e que podem ser incluídos nas suas refeições. Escolha melhor o que você leva à mesa, e ganhe mais saúde!

2 – Atenção para a vitamina D

Você deve saber que a vitamina D é fundamental na regulação do metabolismo ósseo, mas já ouviu falar que ela também é importante para a imunidade? Estudos apontam que o sistema imunológico humano possui receptores para essa vitamina, contribuindo para o seu funcionamento adequado. Ela é a única vitamina que pode ser sintetizada a partir da luz solar. Para isso, procure se expor diariamente de 15 a 20 minutos. Alguns alimentos também colaboram para a sua absorção, como a gema de ovo e o atum, por exemplo. E claro, exames de rotina são muito importantes para verificar como estão seus níveis de vitamina D.

3 – Cuide da sua saúde emocional

A ligação entre a imunidade e as emoções é muito evidente. Já aconteceu com você ou alguém próximo, de ficar doente logo após um período de forte tensão? Pois bem, o estresse excessivo por exemplo, libera substâncias que interferem no funcionamento adequado das células de defesa, favorecendo o adoecimento. Apesar dos desafios, tente levar a vida de forma mais leve, e busque estratégias para aumentar o seu equilíbrio emocional, como meditar, fazer exercícios de respiração, praticar atividades físicas e ter bons momentos de prazer. Separe um tempo para você e para fazer o que gosta, todos os dias!

4 – Hidrate-se

A água é importante para a saúde de um modo geral, e claro, não poderia ser diferente no caso da imunidade. Estudos comprovam que ela é fundamental na eliminação de toxinas e prevenção de doenças. Por isso, não beba água apenas quando sentir sede. Pelo contrário, desenvolva o hábito de ter uma garrafinha junto com você o tempo todo e procure consumir ao menos 2 litros ao dia. Lembrando que essa quantidade pode variar de acordo com o seu peso e estilo de vida!

5 – Tenha boas noites de sono

Dormir cerca de 6 a 8 horas por noite é fundamental para que o corpo se recupere de um dia cheio de compromissos, e esteja pronto para um novo amanhecer. Além disso, enquanto dormimos ocorrem diversas reações metabólicas, e a privação do sono pode ser um dos fatores associados à baixa imunidade.

Fontes consultadas

Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana.